FANDOM

A Guerra dos Tronos - Resumo: Capítulo 1- Bran I[1]

Dramatis Personae
Eddard Stark Senhor de Winterfell e cabeça da Casa Stark
Robb Stark Filho mais velho de Lord Stark
Bran Stark Quarto filho de Lorde Stark e segundo na sucessão.
Jon Snow Bastardo de Lorde Stark
Theon Greyjoy Protegido de Lorde Stark[2]
Não identificado por nome. Um desertor da Patrulha da Noite
Jory Cassel Capitão da guarda de Winterfell[3]
Hullen Mestre dos cavalos de Lorde Stark[4]
Harwin Guarda filho de Hullen[5]
Outros Figurantes
Aldeões que capturaram o fugitivo.
Onde
Um pequeno povoado nos montes, nos domínios de Lorde Stark
Época
Algum tempo depois dos eventos narrados no Prólogo

Resumo

O Senhor de Winterfell, Protetor do Norte[6] Lorde Eddard, parte com uma comitiva de cerca de 20 homens[7] para executar a Justiça do Rei. Um desertor da Patrulha da Noite fora pego[8] e como manda a lei, deveria ser executado. Devido à norma de que, uma vez admitido na Patrulha da Noite, ninguém poderia deixar a ordem desertar dela automaticamente condenava o desertor à pena de morte. Nada tendo a perder, o desertor se tornava um perigo para a população, exigindo assim o cumprimento da pena tão logo o fugitivo fosse capturado. [9] Pela descrição fornecida no capítulo, deduz-se que o condenado era Gared, o único sobrevivente do massacre relatado no Prólogo. Mas nada a respeito do desertor, é explicitado neste capítulo.[10]

Após a execução, no retorno a Winterfell, a comitiva se depara com uma cena inusitada, uma loba gigante fora morta, ao que tudo indica por um veado, cujos chifres ainda estavam na garganta do animal. A seu lado, uma pequena matilha de filhotes, três machos e duas fêmeas, ainda cegos, gania desprotegida, padecendo de fome e abrigo[11].

O fato causou estranheza porque há mais de duzentos anos nenhum lobo gigante fora visto do lado sul da Muralha[12].

Na discussão sobre que fim seria dado aos animaizinhos que se seguiu, a insistência desesperada de Bran para que não fossem mortos estimulou Jon a sugerir que cada animal fosse dado a um dos filhos de Ned, já que também eram três meninos e duas meninas. [13]

Quando o grupo retoma seu retorno a Winterfell, Jon percebe algo estranho. Volta ao cadáver da loba gigante e encontra, afastado, e de olhos abertos, um sexto filhote. Um animal todo branco, "albino"[14], diferente dos demais, que eram cinzentos, e com os olhos já abertos, de uma cor vermelho sangue.

"Este me pertence", afirma Jon.[15]

Comentários

Por erreve
O capítulo começa descrevendo alguns dos personagens chave da saga:

  • Ned STark;
  • Robb Stark;
  • Brandon Stark;
  • Jon Snow; e,
  • Theon Greyjoy.

Nele, através dos olhos de Bran, travamos contato com as suas personalidades, a grandiosidade moral de Eddard, a exuberância de Robb, arrogância de Theon e a circunspecção séria de Jon.

Logo de início, o capítulo nos deixa claro que estamos num mundo bem diferente ao afirmar que o verão já dura nove anos[16]. As estações, portanto, podem durar vários anos. Em algum lugar (não tenho a referência, no momento), GRRM afirmou que só no último volume da série explicaria a razão desse estranho comportamento do mundo de Westeros. Mais um "mistério" das Crônicas que, esperamos, possa vir a ser esclarecido pelo autor da saga.

Também contém no seu bojo aquela que será a primeira profecia registrada na saga, que foi o encontro da comitiva com a loba gigante e seus filhotes.

Neste primeiro capítulo, inicia-se o que, nas Crônicas de Gelo e Fogo se tornou uma marca registrada, os personagens POV (point of view [ponto de vista]). Como indicado pela sigla POV, o que lemos são os acontecimentos vistos pelos olhos do personagem título do capítulo, neste caso que estamos considerando, o POV é Brandon Stark, o segundo descendente masculino de Lorde Eddard Stark, o Senhor da Casa Stark.

O uso dos personagens POV é interessante porque, ao mesmo tempo que tomamos conhecimento de fatos ligados à ação dos livros, podemos estar tendo uma visão parcial do todo, já que as interpretações desses fatos são resultado do ponto de vista dos personagens. Isso torna a ação totalmente maleável e imprevisível já que, como na vida real, nem sempre as razões que as pessoas imaginam a respeito de determinada ação de outra pessoa, seja, de fato, o que a teria motivado a tomar aquela atitude. Daí as inúmeras surpresas com que GRRM brinda seus leitores ao longo de toda a obra.

Por exemplo, neste capítulo, o primeiro de um personagem POV, acompanhamos a expedição de Winterfell pelos olhos de Bran, então com apenas sete anos de idade. O resultado é que, para o POV em questão, o evento mais importante da expedição para todos os ali presentes- o encontro com o cadáver da loba, morta por um veado, e de sua cria, sendo dispersa, para Bran não foi nada mais do que um incidente normal. Entretanto, nos capítulos mais à frente, outros POVs vêm no acontecido mais do que a eterna luta pela sobrevivência, na verdade uma profecia que tem seu cumprimento na própria história dos Starks contada ao longo das Crônicas.

  1. MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos. Tradução: CABDEIAS, Jorge. Sâo Paulo:Leya. 2010. ISBN: 978-85-62936-52-4. Pgs. 15-20.
  2. I-Br: Bran I; p. 15.
  3. I-Br: Apêndice; p. 573.
  4. I-Br: Apêndice; p. 573.
  5. I-Br: Apêndice; p. 573.
  6. I-Br: Apêndice, p.573
  7. I-Br: Bran I; p.15
  8. I-Br: Bran I; p.15
  9. I-Br: Bran I; p. 17.
  10. O que é tão somente lógico, já que estamos tomando conhecimento dos eventos através do ponto de vista de Bran, o qual não sabia do acontecido na Floresta Fantasma e só podia descrever os sinais identificadores do fugitivo pelo que via (as orelhas cortadas e os dedos das mãos faltantes). (erreve)
  11. I-Br: Bran I; p. 18.
  12. I-Br: Bran I; p. 18.
  13. I-Br: Bran I; p. 19.
  14. I-Br: Bran I; p. 20
  15. I-Br: Bran I; p. 20
  16. I-Br: Bran I; p. 15