FANDOM

Glossários reúne as traduções em português dos nomes usados nas Crônicas de Gelo e Fogo com seu correlato no original.

Objetivo

Uma das maiores dificuldades do novo leitor das Crônicas de Gelo e Fogo é guardar os nomes das centenas de personagens, lugares etc. que permeiam toda a obra. O objetivo dos glossários aqui incluídos é guiar os leitores e prover-lhes uma ajuda rápida quanto a quê ou quem se aplica o nome, ajudando-o a enquadrar no enredo o lugar, objeto ou personagem citado. Para os que entendem o idioma inglês, poderá servir, ainda, como uma ajuda adicional para buscar outras referências nos sítios estrangeiros.

Esses glossários, como tudo nesta wiki, serão construídos aos poucos, sendo permanentemente revisados, até que todos os principais termos estejam listados.

Estruturação

Os glossários foram construídos nas versões inglês-português e português-inglês para permitir a pesquisa nos dois sentidos. Para cada letra do alfabeto está sendo criada uma página do glossário, onde se lista o termo num idioma, seu equivalente no outro, o que ele identifica e um e apenas um dos diversos locais, em um dos livros que compõem a saga, onde a tradução para o português é feita. Naturalmente, em todos livros das Crônicas de Gelo e Fogo traduzidos para o português haverá outras páginas em que a mesma palavra será utilizada. A referência feita na tabela é apenas uma indicação casual.

Para quem possuir outras edições dos livros diferentes das que são usadas nesta wiki, os índices aqui publicados poderão ser de ajuda para correlacionar os capítulos e as páginas aqui citadas com as páginas correlatas da outra edição.

Convenções

A convenção utilizada nos glossários é a mesma já descrita em Convenções desta wiki. Na medida do possível procurei usar as versões brasileiras das Crônicas..., mas também aparecem indicações dos livros portuguêses.

Estatísticas

Primeira publicação dos glossários: 18/2/12

Revisões:

Índice português-inglês: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

Índice inglês-português: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z