FANDOM

Dominios-stark

Região sob o domínio da Casa Stark

A Casa Stark, no início da saga, era a principal casa nobre do Norte. Muitas casas menores eram suas vassalas. A família Stark fez o seu assentamento em Winterfell, castelo construído por Bran, o Construtor, o fundador da linhagem, ainda na Era dos Heróis[1] . Reinaram como Reis do Norte por milhares de anos, até que Torrhen Stark, o Rei que se ajoelhou, escolheu jurar fidelidade a Aegon, o Dragão, ao invés de lhe combater. [2].

Os Boltons são os seus maiores oponentes.

Aparência

Uma característica dos Stark é o rosto longilíneo com cabelos e olhos castanhos,

História

Por vários milênios, desde a Era dos Heóis, e a construção de Winterfell, por Brandon o Construtor, os Stark governaram incontestes como os reis do Norte. Torrhen foi o último Rei Stark. Por ocasião da Conquista de Westeros pelos Targaryen, Torrehn prestou juramento de lealdade a Aegon, o Consquistador, já no final da Guerra da Conquista. Desde então preservaram o domínio do Norte para os Targaryen, como os Guardiões do Norte

A Casa Stark atravessou um período difícil quando o então Lorde da casa, Beron Stark, morria lentamente, sucumbindo aos ferimentos recebidos na luta com Dagon Greyjoy e seu filho. A sucessão foi disputada por Lady Stark e outras quatro viúvas Stark, bem como pelos seus cerca de dez descendentes.

A Casa Stark desempenhou um papel crucial durante a Rebelião de Robert contra os Targaryen. Com a coroação de Robert como Rei, os Stark voltaram para seus domínios onde permaneceram relativamente inativos durante aproximadamente de 15 anos[3], até serem novamente colocados no cenário do Jogo quando, o Rei Robert convocou o então Senhor da Casa para servir como o Mão do Rei. Este acontecimento levou ao exílio os então membros da Casa Stark, dando aos Boltons a supremacia no antigo Reino do Norte[1].

Os Stark se relacionam com os Kastarks por meio de um ancestral comum e podem ter parentes distantes em outras casas do Norte como os Manderlys, de Porto Branco e com os Dustins, em Barrowton[1].

Brasão

Um lobo gigante cinzento sobre um fundo branco de gelo. [2]

Lema

O invernos está para chegar[2]

Casas menores vassalas de Winterfell à época da Guerra dos Tronos[2]

  • Casa Karstark
  • Casa Umber
  • Casa Flint
  • Casa Mormont
  • Casa Hornwood
  • Casa Cerwyn
  • Casa Reed
  • Casa Manderly
  • Casa Glover
  • Casa Tallhart
  • Casa Bolton

Membros da Casa Stark com atuação nas Crônicas de Gelo e Fogo

  • Eddard "Ned" Stark Lord da Casa Stark ao ser chamado por Robert para ser o seu Mão;
  • Catelyn Stark Esposa de Lord Eddard. Mãe de Robb, Sansa, Arya, Bran, e Rickon Stark.
  • Robb Stark, filho mais velho de Lord Eddard e seu legítimo herdeiro. Assumiu a guarda de Winterfell na ausênci do pai.
  • Jeyne Westerling, esposa de Robb.
  • Sansa Stark, filha mais velha de Eddard e Catelyn. Foi criada para ser uma dama perfeita. Partiu com Ned para Porto Real. Atualmente encontra-se com destino ignorado.
  • Arya Stark filha mais nova de Eddard e Catelyn, uma jovem com espírito bastante independente. Também foi com o pai e a irmã para Porto Real.
  • Bran Stark, segundo filho de Eddard e Catelyn. Ficou em Winterfell com sua mãe e seu irmão, quando Eddard foi para a corte. Acredita-se que esteja morto.
  • Rickon Stark, filho mais novo de Eddard e Catelyn, tinha apenas três naos quando a série começou. . É reportado como sendo naturalmente agressivo e com vontade de ferro. Sua juventude dificultou lidar com os acontecimentos que se seguiram. Acredita-se que esteja morto.
  • Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark. Foi criado junto com seus meio irmãos. Atraiu sobre si o ódio de Catelyn que só via nela a traição de Eddard. Ama seus irmãos intensamente e tem uma predileção especial por Arya a quem presentou com uma adaga de aço valiriano. Alistou-se na Patrulha da Noite onde acabou se tornando seu Comandante Supremo.
  • Benjen Stark, é o irmão mais novo de Eddard e o último dos Stark de sua geração, além de Eddard, Alistou-se na Patrulha da Noite onde serve como seu Primeiro Patrulheiro e levou Jon Snow para a Muralha quando este demonstrou seu interesse em entrar para a Patrulha. Atualmente encontra-se desaparecido na região para-lá-da-Muralha.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 House Stark
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos. Tradução: Jorge Candeias. São Paulo:Leya. 2010. ISBN: 978-85-62936-52-4
  3. Baseando-me nas idades de Robb e Jon quando Robert convocou Eddard

Ligações Internas

Ligações Externas

House Stark