FANDOM

A Casa Mormont da Ilha dos Ursos[1] é uma antiga casa do Norte, orgulhosa e honrada.[2] Há muito tempo vassalos da Casa Stark receberam de Rodrik Stark a soberania sobre a Ilha dos Ursos, localizada no extremo norte da Baía de Gelo, depois dele supostamente ter vencido uma luta corpo a corpo[3].[4]

A Casa Mormont é uma das poucas casas ancestrais a possuir uma arma fabricada com aço valiriano: a espada bastarda Garralonga. Entretanto, devido ao fato da Ilha dos Ursos não ter muitos recursos exploráveis, a Casa Mormont é uma casa relativamente pobre. Seu castelo é construído com grandes troncos e cercado com uma paliçada de madeira. No portão está gravada uma figura de uma mulher vestida com pele de urso, como uma criança num de seus braços sugando seu leite e com um machado de batalha na outra mão. Como todas as mulheres da Ilha do Ursos, as mulheres da Casa Mormont aprenderam a defender-se dos homens das Ilhas de Ferro e dos selvagens.

História

Lady Maege Mormont é a governante depois que seu irmão Jeor Mormont juntou-se à Patrulha da Noite e seu filho, Sor Jorah, fugiu com sua esposa, Lynesse, da Casa Hightower, para as Cidades Livres quando foi descoberto traficando escravos com um traficante de Tyrosh. Dacey Mormont, uma guerreira alta e magra é a herdeira de Lady Mormont.

Lady Mormont e Dacey, sua herdeira, andaram pelo sul contra os Lannisters junto com Robb Stark, sendo Dacey contada entre os companheiros de batalha e guardas de Robb.

O Lorde Comandante Jeor decidiu fazer uma grande incursão para além da Muralha para procurar Mance Ryder e quaisquer segredos obscuros que lá pudessem existir..

Lady Maege foi mandada pelo Rei Robb ao Gargalo, num navio de Mallister para contatar os cranogmanos.

O filho de Jeor, Sor Jorah se tornou parceiro e conselheiro de Viserys e Danaerys Targaryen.

Até à escrita de O Festim dos Corvos, Lyanna Mormont é a herdeira da família.

Brasão

Um urso negro sobre um pinheiro verdejante.[5]

Lema

Seu lema não parece nos livros, mas é citado numa fonte semi-oficial como sendo "Aqui Permanecemos".[6]

Referências

  1. A Wiki of Ice And Fire. House Mormont. Disponível em: http://awoiaf.westeros.org/index.php/House_Mormont. Acesso 13/8/11.
  2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 12, Eddard
  3. (presumivelmente do do rei nativo que a controlava na época - citado em: A Wiki of Ice And Fire. House Mormont. Disponível em: http://awoiaf.westeros.org/index.php/House_Drumm. Acesso 13/8/11.
  4. A Guerra dos Tronos, Capítulo 66, Bran
  6. The Citadel. House Mottoes

Ligações Externas